https://youtu.be/HcHTG8fRfYY

Imagina o seguinte – eu tenho 30 alunos na minha sala. Eu não sei qual é a missão deles, quais os talentos que vão desenvolver, para que eles vieram. Eu sei que eles vieram para alguma coisa, cada um tem o seu talento, cada um vai buscar um caminho para se realizar no futuro.

Então, dar liberdade para as crianças é muito importante porque nós, de fato, não sabemos para que elas vieram. Como vou ficar o tempo todo falando: “isso faz assim”, “isso faz assado”, “deixa eu te ajudar aqui”, “isso está errado”, “isso está certo”? A criança vai crescer sem personalidade e vai crescer incapaz de realizar as coisas, porque tudo fazem por ela.  Essa falta de autonomia (em cada detalhe e desde bem pequena) faz com que ela se sinta incapaz. Na hora que ela precisar decidir por uma profissão, um caminho para seguir a vida, ela não vai ter se conhecido, não vai ter se ouvido, não vai saber quem ela é, para que veio, qual é o seu dom, seu talento, sua missão nesse mundo!

Vamos parar de ficar influenciando as crianças o tempo todo. Vamos construir um ambiente, com rotina, com adultos conscientes, que estão lá para apoiar a criança, mas que permitam que a criança se descubra, se desenvolva e conheça o mundo por ela mesma. Por ela mesma!

× Como posso te ajudar?